Clínica de Cirurgia da Obesidade e do Aparelho Digestivo – Dr. Glauco Alvarez

A clínica conta com os serviços de consultas clínicas nas seguintes áreas.

  • Cirurgia do Aparelho digestivo (Vesícula, Intestino, Pâncreas, Estômago); Hérnias; Tireoide; Cirurgia Metabólica (do Diabetes).
  • Endocrinologia.
  • Psicologia.
  • Nutrição.
  • Enfermagem

Também realiza-se:

-Avaliação da composição corporal por Bioimpedância Elétrica.
-Colocação de Balão Intra Gástrico.

PIRÂMIDE DE TRATAMENTO DA OBESIDADE

PREPARANDO-SE PARA TRATAMENTO CIRÚRGICO DA OBESIDADE

  • Independente do tipo de procedimento que você escolha ser submetido, é importante que você comece seu novo estilo de vida já no pré-operatório.
  • Converse com equipe médica para entender quais mudanças você deverá fazer na sua rotina diária para garantir o sucesso da cirurgia.
  • Você deve entender e concordar com as necessidades dietéticas pós-operatórias, exercícios e outras mudanças que podem ser necessárias antes de fazer a sua cirurgia.
  • É uma boa idéia começar a implantar essas e outras mudanças de comportamento antes de operar, para que possa ter uma transição mais fácil e suave para seu novo estilo de vida após a cirurgia.

CIRURGIA BARIÁTRICA

Durante a última década a cirurgia de perda de peso tem sido continuamente aperfeiçoada para melhorar resultados e minimizar riscos. Hoje em dia, praticamente todos os cirurgiões bariátricos experientes realizam as Cirurgias Bariátricas por Videolaparoscopia, que é uma técnica minimamente invasiva. Nesta técnica cirúrgica, uma pequena câmera de vídeo é inserida no abdômen, e o cirurgião vê o procedimento por um monitor. Os instrumentos cirúrgicos e a câmera, são inseridos através de pequenas incisões feitas na parede abdominal, esta é considerada menos invasiva porque substitui a necessidade de um longo corte para abrir o abdomen. Os benefícios, em comparação com a cirurgia aberta, são a diminuição da dor, diminuição do tempo de internação e um retorno mais rápido ás atividades de vida diária e profissionais.

cirugia

Segurança

A segurança de um procedimento pode ser indicado por taxas de complicações e mortalidade, ou pela necessidade de procedimento secundário para resolver o problema.

Eficácia

A eficácia pode ser medida pela perda de peso obtida em 1 ano e a perda de peso durante 3 anos ou mais. Os resultados a longo prazo são melhores indicadores da eficácia, bem como, a melhora das comorbidades como, pressão alta, diabetes, colesterol alto e apnéia do sono, são outros fatores que contribuem na eficácia do procedimento.

Suporte

Especialistas concordam que o apoio continuo é essencial para ajudar os pacientes e modificar comportamentos, perder e manter o peso. O cirurgião e a equipe multidisciplinar, desempenham um papel vital no apoio antes e após a cirurgia. Volte sempre nos retornos programados pela equipe e a partir do 2ª ano de cirurgia, volte pelo menos 01X/ano com a equipe multidisciplinar.

O peso por si só não é uma boa medida para definir se uma pessoa esta acima do peso ou obesa.

SAIBA MAIS SOBRE OS DIFERENTES TIPOS DE CIRURGIAS BARIÁTRICAS

Cirurgiões bariátricos e seus pacientes, podem escolher entre os procedimentos que utilizam diferentes técnicas ou combinar técnicas para conseguir a perda de peso.

Existem basicamente três tipos de  técnica cirurgia:

Restritivas

Os procedimentos RESTRITIVOS, como o nome indica, diminuem a ingestão de alimentos através da criação de um pequeno estômago.

Disabsortivos

Os procedimentos DISABSORTIVOS, alteram o processo digestivo, levando o alimento a ser mal digerido e incompletamente absorvido.

Mista

Os procedimentos MISTOS,apresentam características restritivas e disabsortivas combinadas ,para atingirem a perda de peso.

BYPASS GÁSTRICO EM Y DE ROUX (FOBI-CAPELLA)

Padrão Ouro da Cirurgia Bariátrica O Bypass Gástrico com Y de Roux é um dos procedimentos realizados com maior frequência para obesidade mórbida no mundo. Este método não só limita sua ingestão [...]